Spa

FAZENDA BOA VISTA

Localização Área Construída Ano
Porto Feliz, Brasil 1.739 m² 2012

A Fazenda Boa Vista é um complexo residencial e hoteleiro localizado em uma propriedade de 750 hectares a 100 km de São Paulo, Brasil. Além do hotel, o empreendimento conta ainda com residências particulares, spa, instalações pra recreação infantil, centro equestre, centro esportivo, dois campos de golfe de 18 buracos, sede do golfe, piscina e uma área de 242 hectares de mata nativa, pontuada por inúmeros lagos.
O spa é uma construção baixa, cuja implantação respeita as curvas de nível do terreno e os limites da mata adjacente. Internamente, desdobra-se em uma sucessão de espaços de diferentes amplitudes, intensidades de luz e texturas – tudo sempre branco. A cor branca é o elemento fundamental do projeto, por tudo que ela inspira: paz, silêncio, relaxamento, pureza. As cores estão presentes muito pontualmente no spa: o amarelo está na porta de entrada de metal, o azul profundo nas pastilhas de vidro das piscinas e ainda os vários tons de verde dos jardins e da mata ao redor da construção.
As paredes que dividem os ambientes se estendem de uma extremidade à outra do edifício e projetam-se além do teto como lâminas verticais – em diferentes alturas – dando uma idéia do layout interior, mas não o que ocorre realmente, uma vez que o edifício é completamente cego para quem se aproxima, com aberturas apenas para pequenos pátios ou para a vegetação próxima.
No térreo, as salas de massagem ficam de um lado da recepção, enquanto a ginástica e o cabelereiro ficam do outro lado. Áreas molhadas encontram-se no pavimento inferior, que, embora semi-enterrado no solo, permite que a luz natural entre abundantemente através das aberturas nas lajes (domus) e das portas envidraçadas que se abrem para pequenos pátios e jardins.
Em uma eventual ampliação, a sequência de lâminas ser estendida em direção à mata, de modo a acomodar um maior número de salas de massagem.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DE PROJETO

Adriana Aun
Juliana Scalizi
Guilherme Leme

EQUIPE DE INTERIORES

Carolina Miranda

FOTOS

Fernando Guerra

PT / EN