Hotel Fasano

FAZENDA BOA VISTA

Localização Área Construída Ano
Porto Feliz, Brasil 8.600 m² 2011

A Fazenda Boa Vista é um complexo residencial e hoteleiro de 750 hectares, a 100 km da cidade de São Paulo, Brasil. O complexo compreende, além do Hotel Fasano, casas particulares, spa, centro equestre, centro esportivo, dois campos de golfe de 18 buracos e ainda 41 hectares de mata entremeada por inúmeros lagos.
Acomodado entre dois taludes e instalado num dos pontos mais altos da propriedade, de frente para um dos lagos e voltado para o poente, o Hotel Fasano é definido por uma estrutura de marcada linearidade, composta por duas alas em formato S e simétricas em relação ao eixo transversal.
Bem delimitado entre duas paredes chanfradas de pedra, o corpo central se distingue pela combinação da alvenaria de pedra rústica e irregular com diversos tipos de madeira – perobinha mica, goibão, ipê e freijó – presentes na estrutura, assim como nos caixilhos, lambris, móveis, assoalhos e forros. Encravado no terreno, ele é ainda o grande hall onde se cruzam os caminhos entre as duas asas laterais e os dois níveis do edifício.
A partir da rua, um caminho pergolado atravessa um denso jardim e, num crescente de luz e escala, passa pela recepção e o lobby até chegar à varanda, de onde afinal se avista a paisagem.
À esquerda e à direita do corpo central, longas asas desenham suaves curvas, uma ligeiramente côncava e outra ligeiramente convexa, e abrigam os 39 quartos do hotel. São 26 quartos simples (70 m²), 11 suites duplex (120m², quarto + sala), 1 apartamento duplex (115m², 2 quartos + sala) e 1 quarto projetado e equipado para hóspedes com necessidades especiais (70m²) – todos voltados para o lago.
A escolha dos materiais – madeira, pedra, massa corrida, fibras naturais e couro – assim como o mobiliário, contribuem para o clima aconchegante e ao mesmo tempo elegante e despretensioso, em leve referência às estâncias hoteleiras que existiam no interior do estado de São Paulo, nos anos 50 e 60.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DE PROJETO

Wellington Diogo
Juliana Garcia
Juliana Scalizi
Flavia Oide

EQUIPE DE INTERIORES

Daniela Kurc

FOTOS

Fernando Guerra

PT / EN