THE FOUR SEASONS

Localização Área Construída Ano
Nova York, EUA 2.181 m² 2018

O objetivo do projeto do novo restaurante Four Seasons, localizado no número 280 da Park Avenue em Nova York, era recriar a atmosfera mágica oferecida pelo restaurante Four Seasons original de Philip Johnson, ainda que com um projeto do século 21 e explorando as possibilidades oferecidas pelos espaços completamente diferentes das novas instalações. 

Muito da grandeza do restaurante Four Seasons estava na simetria do espaço e suas proporções perfeitas. Havia uma questão de organização dos espaços, porém, que na prática resultava na operacão do Grill Room e do Pool Room como dois restaurantes diferentes, inclusive com cardápios distintos. O bar era adjacente ao Grill Room, e o Pool Room podia ser fechado para clientes regulares, na eventualidade de eventos privados. 

Agora há oportunidade de criar espaços distintos para as distintas operações – bar, restaurante e eventos – conectados, porém, por uma passagem dourada. 

O hall de entrada funciona como um espaço de transição entre a rua e o restaurante – é uma cave escura, em mármore marrom de belos veios; é seguido do bar, um ambiente aconchegante, com painéis de madeira e nichos espelhados, além de uma cortina de delicadas contas de vidro soprado, de efeito cintilante; e afinal o salão restaurante em si, de atmosfera mais sofisticada, com painéis em malha metálica a filtrar a luz externa, piso em mármore de corte irregular e um mobiliário que combina os designs vintage e contemporâneo. Um grande lustre projetado especialmente por Michael Anastassiadis completa o espaço. 

AUTOR

Isay Weinfeld

COORDENADORES

Elena Scarabotolo
Adriana Aun
Pedro Ricciardi

EQUIPE DE PROJETO

Nina Ketelaars
Felipe Zene
Eduardo Chalabi
Marcela Aleotti
Nara Diniz
Pablo Resende
Danilo Zamboni
Leonardo Borgheresi

EQUIPE DE INTERIORES

Carolina Miranda
Lucas Jimeno

ARQUITETOS LOCAIS

Montroy Andersen DeMarco
Chris White
Daniel Terebelo
Steven Andersen

FOTOS

Fernando Guerra

 

PT / EN