Sede do Centro Equestre

FAZENDA BOA VISTA

Localização Área Construída Ano
Porto Feliz, Brasil 259 m² 2012

A Fazenda Boa Vista é um complexo residencial e hoteleiro de 750 hectares, a 100 km da cidade de São Paulo, Brasil. O complexo compreende, além de um Hotel Fasano, casas particulares, spa, centro equestre, centro esportivo, dois campos de golfe de 18 buracos e ainda 41 hectares de mata entremeada por inúmeros lagos.
A sede do Centro Equestre da Fazenda Boa Vista está apoiada leve e discretamente em uma encosta suave, com vista para o campo de provas de hipismo. O programa restrito deste edifício – local de apoio e acolhida para esportistas e espectadores, contando com bar, cozinha, área de estar, banheiros e vestiários – foi acomodado sob uma única laje retangular de concreto apoiada sobre esbeltos e numerosos pilotis, cujo perímetro define uma área de 645 m2.
Com projeção retangular e contorno retilíneo, a laje recebeu dois recortes em forma amebóide, que permitem o crescimento de frondosas árvores. Sob esta generosa cobertura – que depois de recortada se fez marquise – e no entorno das curvas do pátio-jardim com sua vegetação densa e árvores de sombra, foram distribuídos três volumes cúbicos fechados, para abrigar sanitários/vestiários, restaurante e cozinha. Mas predominam ainda sob a marquise espaços abertos para descanso, que continuam numa sucessão de terraços descendentes no talude que delimita o campo de provas de hipismo.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Sebastian Murr
Katherina Ortner

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DE PROJETO

Adriana Aun
Juliana Scalizi

EQUIPE DE INTERIORES

Carolina Miranda

FOTOS

Fernando Guerra

PT / EN