Localização | Área Construída | Ano | Nova York, EUA | 13.705 m² | 2020 |
---|
O Edifício Jardim é um edifício residencial localizado no Chelsea, um bairro em profunda transformação em Nova York. O terreno, próximo ao High Line, atravessa a quadra dando frentes para as ruas 27th e 28th, o que possibilitou criar uma conexão entre essas ruas na forma de um túnel. Esse passeio que atravessa o terreno sob o edifício se abre para um hall de entrada no meio da quadra que determina o acesso às áreas privativas do complexo. Daí também se dá o acesso à garagem automática no subsolo.
Assim, decidiu-se dividir o programa em dois edifícios independentes chamados de Torre Norte e Torre Sul nas extremidades do lote, sobre um embasamento que ocupa toda a projeção da área do terreno, por onde se conectam. No nível térreo, grandes espaços comerciais independentes se abrem para as duas ruas, proporcionando fachadas ativas para o bairro.
Optou-se por construir as torres de tamanhos muito diferentes, sendo que a Torre Norte ocupa todo o alinhamento do terreno defronte a rua 28th e a Torre Sul é mais estreita, assim permitindo que se vislumbre o interior da quadra desde a rua.
No espaço aberto ao céu e ao sol entre as duas torres, exuberantes jardins e pátios se dividem entre o térreo e o primeiro pavimento. Essas áreas de uso comum aos moradores do edifício configuram um oásis urbano, ao qual se voltam os espaços privativos. Os apartamentos se abrem e se conectam aos jardins e às vistas do entorno através de grandes caixilhos piso-teto e varandas generosas que contribuem para a sensação de conexão com o exterior, com a natureza e com a cidade.
As áreas comuns como piscina, academia e spa, que servem aos apartamentos, se localizam no subsolo. As duas torres independentes abrigam apartamentos de 1 a 4 dormitórios com tamanhos e configurações variadas. A Torre Norte se divide em 29 apartamentos, enquanto a Torre Sul, menor, tem 7 unidades. Apartamentos duplex com varandas privativas nas coberturas ocupam os últimos pavimentos.
Os materiais selecionados para a composição das fachadas – tijolo e concreto – são típicos da cidade de Nova York, e juntamente com a implantação e gabaritos do edifício, direcionados pela legislação, contribuem para uma inserção no entorno de forma elegante e discreta, ainda que marcante.
Isay Weinfeld
Alan Chu
Monica Cappa
Adriana Aun
Pedro Ricciardi
Alan Chu
Marcelo Ribas
Polímnia Garro
Fernando Guerra