EDIFÍCIO JARDIM

Localização Área Construída Ano
Nova York, EUA 13.705 m² 2020

O Edifício Jardim é um empreendimento de uso misto, a combinar unidades residenciais e comerciais em um lote de características privilegiadas no West Chelsea, a poucos metros do High Line.
A configuração do terreno, com frente tanto para a 27th St como para a 28th St, permitiu a distribuição do programa segundo os diferentes usos de forma muito eficiente – enquanto os espaços comerciais, dotados de generosas vitrines, abrem-se diretamente à rua, o acesso às unidades residenciais se faz independente e protegido do tráfego de pessoas e carros, por uma passagem que cruza o lote junto à divisa lateral.
A meio caminho, essa passagem (em forma de túnel) revela por trás de painel treliçado a recepção/lobby das torres residenciais – um espaço amplo, de iluminação suave, que tem como pano de fundo um exuberante jardim e dispõe, em extremidades opostas, os halls de acesso às torres.
Visando tirar o máximo proveito da insolação, optou-se por distribuir as unidades residenciais (apartamentos de 1 a 4 dormitórios, de tamanhos e layouts variados) em duas torres distintas (South Tower e North Tower), junto ao alinhamento das ruas 27th e 28th respectivamente, deixando entre elas uma grande área de convivência ao livre.
E assim, a North Tower (com 29 unidades) ocupa sem recuos toda a frente do lote junto à 28th St, enquanto na 27th St a South Tower (com 07 unidades), mais estreita, deixa livre um recuo em relação ao vizinho de modo a garantir boa incidência de sol e ventilação nos jardins entre as torres, como também nas fachadas que se abrem para eles.
Os apartamentos abrem vistas aos jardins e ao entorno através de grandes caixilhos piso-teto e amplas varandas, como se pudessem estender-se em direção ao verde e à cidade.
Os amenities do empreendimento – piscina, academia e spa – servem exclusivamente às unidades residenciais e, apesar de se localizarem no subsolo, recebem farta iluminação natural graças aos domus recortados em meio aos jardins do lobby.
Se, por um lado, a opção por materiais como tijolo e concreto nas fachadas – que se vê tão comumente nas construções da cidade – garante uma relação harmoniosa com o entorno, os volumes de linhas simples e grandes panos envidraçados fazem do conjunto marcadamente contemporâneo e discreto.

AUTOR

Isay Weinfeld

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE

Adriana Aun
Pedro Ricciardi
Alan Chu
Marcelo Ribas
Polímnia Garro

FOTOS

Evan Joseph

PT / EN