CASA YUCATAN

Localização Área Construída Ano
São Paulo, Brasil 915 m² 2009

A casa Yucatan foi construída no arborizado bairro Jardim América, em São Paulo, Brasil, para um jovem casal e seus três filhos.
Colecionadores de arte contemporânea, eles queriam uma casa espaçosa, luminosa e ventilada, onde pudessem ao mesmo tempo criar os filhos em amplo contato com a natureza, e ainda expor as variadas peças de sua coleção.
Assim, tudo na casa reflete de alguma maneira o espírito leve e informal da família e seu jeito de viver: a volumetria, a organização dos espaços, a escolha dos materiais, a luz, o verde, a piscina.
Sete volumes-caixa – diferentes tamanhos, diferentes acabamentos – foram distribuídos assimetricamente na parte frontal do terreno, deixando ao fundo um amplo jardim.
A partir da entrada, um longo plano – parede revestida de placas de alumínio pintadas de preto, parte do volume que abriga a garagem – avança por entre os blocos até alcançar aquele onde está instalada a cozinha, seguido daquele que contém a sala de jantar.
À esquerda desses 3 volumes, ora mais avançados, ora mais recuados, estão os outros 4 a abrigar, respectivamente: o quarto da filha e o de hóspedes, os quartos dos filhos, o quarto do casal, e as salas de TV e ginástica.
A disposição “desordenada” deixa entre os volumes generosos espaços que, cobertos por uma laje revestida em madeira, servem não só a circulação, mas também à instalação da sala de estar principal e da sala íntima, e das obras de arte.
Uma piscina natural, que se estende desde a sala de jantar até o fundo do terreno, beneficia-se de um sistema de uso, reuso e tratamento de água que combina plantas aquáticas e peixes variados, e é a grande diversão das crianças.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Elena Scarabotolo

EQUIPE

Elisa Canjani
Fausto Natsui
Marina Capocchi

FOTOS

Fernando Guerra

PT / EN