B HOTEL

Localização Área Construída Ano
Brasilia, Brasil 28.144 m2 2017

O B Hotel está localizado no Setor Hoteleiro Norte de Brasília, no “Eixo Monumental”, onde se situam importantes edifícios do governo federal e institucionais. O terreno está localizado no limite entre uma área de hotéis de gabarito de 55m e outra área menos adensada.
Um “Business Hotel” visando hóspedes que visitam a capital do Brasil, principalmente durante a semana para eventos e reuniões governamentais, nas embaixadas ou em empresas locais.
As regras de ocupação definem a altura e a geometria do edifício, configurando um volume espelhado do vizinho imediato – o Hotel Mercure. O projeto é composto por um prisma retangular de 15mx60m por 55m de altura e uma base horizontal de 60mx60m com 6m de altura no segundo andar, que encosta no edifício vizinho, suspensos por pilotis no térreo.
O lobby da recepção, bar e restaurante são integrados, criando uma viva e convidativa atmosfera, permitindo a interação entre as pessoas.
No primeiro pavimento estão tanto o espaço de eventos para convenções ou festas como diversas salas de reuniões, que podem ser acessados através do lobby do hotel ou através de uma entrada exclusiva na lateral do edifício.
Nos subsolos estão a academia, áreas administrativas, cozinha, lavanderia, depósitos, áreas para funcionários, garagem e áreas técnicas.
O volume mais alto compreende os quartos e suítes distribuídos do 2º ao 15º pavimento, e na cobertura o bar e a piscina. Janelas de 2mx2m foram posicionadas em diferentes situações em cada quarto, onde as sobras resultantes da profundidade de cada abertura deram ao edifício uma característica dinâmica, o que se tornou a sua identidade.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADOR

Domingos Pascali

COORDENADOR

Elena Scarabotolo

EQUIPE DE PROJETO

Adriana Aun
Gabriel Bicudo
Sebastian Murr
Katherina Ortner
Carolina Gimenez
Anthony Ling
Relbert Amorin

EQUIPE DE INTERIORES

Lucas Jimeno
Carolina Miranda

FOTOS

Fernando Guerra

PT / EN