MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
Rio de Janeiro, Brasil
8.240 m²
2009

Sobre um térreo transpassado por uma ruela interna que liga a avenida Atlântica à rua Aires Saldanha, se implanta o edifício composto por 5 volumes que abrigam as funções do museu, agrupadas conforme afinidades de uso e fluxo de público. Cada volume tem um invólucro diferente que atende às necessidades de controle de luz das respectivas funções internas.
No primeiro bloco, imediatamente acima do térreo e com acesso direto desde a ruela, está a área de exposição temporária. A superfície externa de elemento vazado filtra a luz natural, cujo controle pode ser feito através de painéis internos conforme o caráter de cada exposição.
O próximo bloco, que abriga dois andares de exposições permanentes, é cego, contando apenas com iluminação artificial que permite total controle de luminosidade nos espaços expositivos.
Após as principais áreas de exposição, um pavimento vazado faz as vezes de uma praça elevada, que além de propiciar a contemplação da bela vista de Copacabana serve de hall de acesso à sala de projeções multi-direcionais.
No bloco seguinte se localizam as áreas de atividades didáticas, consultas e administrativas, setores onde a iluminação natural é bem vinda e obtida através de fachada envidraçada protegida por aletas que atenuam a incidência solar.
No pavimento de cobertura estão o restaurante e o piano-bar em volume todo envidraçado com vista panorâmica.
Há um percurso lúdico através de escadas metálicas externas com desenhos e acabamentos diferentes, que evidenciam a ligação entre os volumes e servem de mirantes para o visitante que por elas transita.
Reforçando a idéia da calçada como ponto de encontro para habitantes, artistas e visitantes, no nível do térreo há três funções de interesse público: o bar na esquina e a loja, com frentes para Av. Atlântica e para a Rua Aires Saldanha, e a recepção, que ocupa a ruela formada pelo prolongamento das calçadas opostas que se unem dentro do terreno.
Da ruela também se vai diretamente ao auditório localizado no primeiro subsolo. Neste e nos outros pavimentos inferiores estão as demais áreas obrigatoriamente destinadas aos subsolos de acordo com o edital – laboratório, estúdio, depósitos, estacionamento e almoxarifado.

 

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

EQUIPE

Adriana Aun
Felipe Hess
Manoel Maia
Wellington Melão
Susana Meirinhos

Isay Weinfeld Isay Weinfeld