CASA 111

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
São Paulo, Brasil
517 m²
2022

A Casa 111 foi projetada para um jovem casal com dois filhos pequenos.

Colecionadores de arte contemporânea – ela, marchand -, os clientes queriam uma casa aconchegante, em que pudessem não só viver em família e receber amigos sem grandes formalidades, mas também expor a sua coleção de maneira simples e despretensiosa.

O programa da casa se desdobra em 4 pavimentos e ocupa, em projeção, uma área reduzida do lote. Com uma antecâmara pergolada fazendo a transição entre a calçada e o jardim, ela se estende junto à divisa lateral esquerda até quase o limite de fundo, onde um vazio no recuo permite a entrada de luz e ventilação natural a um pátio no andar inferior. À direita da casa, um jardim exuberante para o qual se abrem salas e copa, – além dos quartos, no andar superior -, ocupa o terreno em toda sua profundidade.

Quartos e salas, aliás, voltados à Noroeste, recebem o sol da tarde e são protegidos por largos beirais e pelas próprias paredes que dividem os ambientes e fazem as vezes de brise-soleil – perpendiculares à fachada, elas se projetam mais ou menos ao exterior, configurando ora espaços fluidos e integrados (térreo), ora compartimentados (no andar superior), conforme demandam os usos.

A cobertura da casa, com visuais desimpedidas para o entorno, foi reservada a uma área de lazer com sala de televisão e solário/piscina.

A materialidade da casa e sua paleta cromática priorizam o conforto visual e tátil dos moradores. Extensas floreiras junto às aberturas em todos os pavimentos compõem ainda um anel de vegetação denso em todo o perímetro, garantindo a necessária proteção e privacidade.

AUTOR

Isay Weinfeld

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DO PROJETO

Felipe Zene
Nara Diniz
Bruno Levy

INTERIORES

Lucas Jimeno Dualde
Carolina Miranda
Daniela Hoffrichter
Gabriela Chow

FOTOS

Fernando Guerra

Isay Weinfeld Isay Weinfeld